terça-feira, 12 de agosto de 2008




Uma viagem a Mantiqueira


Joca Faria


Caminhantes do mundo uni vos ontem fiz um bela caminhada do Bairro do Turvo a São Francisco Xavier.
Peguei um circular na velha rodoviária de São José dos Campos em direção ao Bairro do Turvo e comecei a percorrer aquele belo caminho em direção a nossa Serra da Mantiqueira em pensar que com uma passagem de dois reais e dez centavos conseguimos chegar a Mantiqueira , mas é verdade lá cheguei com uma hora dentro de um circular que não era clandestino depois de passar por vários bairros cheguei ao Turvo andando numa estrada rural.
Chegando ao ponto final...Desci e sem medo comecei a caminhar em direção ao desconhecido e sozinho já fui a cachoeiras sozinhos não recomendo mas nesta era individualista ás vezes é a única alternativa para dar um pouco de aventura a nossa vida moderna.Legal que não era um roteiro turístico nada de encontrar gente nem carro como esta Mantiqueira me fascina segui por uns sete quilômetros até uma encruzilhada que indicava um caminho para uma cachoeira e entre o caminho para chegar á estrada asfaltada que dava no Cisnei Real e a ir a Monteiro Lobato ou São Francisco preferia o caminho mais longo sem água e sem comida com dinheiro no bolso para que serve o vil metal nestas horas. Segui com meu pensamento e caminhei sem quase parar vendo aquela paisagem e subindo e descendo serras. Um carro escolar no caminho cheio de crianças eu parei e perguntava diferentemente do que a Equipe Zero prega que era o grupo de trilhas que participei no século passado... Quando fiz minhas primeiras caminhadas á estrada tem vários cheiros de plantas que já conheço. Bem mas pena que nunca achamos cachoeira ou uma venda qualquer nenhuma Vila... Alguns roceiros, matas nativas e de eucaliptos um monte de placas a cada encruzilhada e meus planejamentos da malfadada carreira literária , pois a política quero enterrar...mas o coração bate forte...fui caminhando e vendo amanhã virar tarde e nada de água, numa encruzilhada no alto da Serra uma seta indicado São Francisco e outra um Rio e uma cachoeira, resolvi descer e ver aquele vale que parecia ter uma Vila e indicava São FRANCISCO que decisão tola pois se fosse por cima mais dez quilômetros chegava ao centro do distrito mas desci agora não me arrependo ,pois farei estes caminhos outras vezes mesmo que só...
Fui desci vi uma igreja bela como ficamos contentes quando nas estradas vemos igreja, pois pode ter Vila e comida nos Sítios que poucos haviam nada de gente andei mais uma hora e meia subi outra serra, dois cachorros no caminho nada de água em bica dava vontade de beber da água corrente, o cheiro de mato neste caminho um ou dois sítios a venda quem sabe num futuro.
E finalmente a estrada asfaltada e nada de um rio e subi, mas pintou uma carona encerrando a aventura no restaurante Califórnia em Monteiro Lobato quem quiser estou as ordens e pronto daqui a uns quinze dias para novas caminhadas..
To indo, mas sempre volto á serra de nosso coração....


João Carlos Faria

Gaia

Literatura, filosofia e arte

www.mundogaia.com.br

Nenhum comentário: