quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Meu compadre,

Se liga aí que tá cheirando à "Casa de Caboclo" a divulgação da pesquisa feita pelo Ibope pela TV Vanguarda, nessa terça feira, com o resultado da intenção de votos dos eleitores de São José dos Campos para a Prefeitura da cidade, senão vejamos:

1. na segunda à noite, o programa eleitoral do PSDB dá o resultado da pesquisa Ibope/TV Vanguarda de 11 de setembro - com Cury nos 45% - e omite a da Brasmarket/Valeparaibano da semana passada, que deu empate técnico entre ele e Carlinhos;

2. Nos últimos dias, a TV Vanguarda foi inundada pela propaganda das "realizações" do Governo Serra (estadual) no Vale do Paraíba e até pela propaganda da "Nota Fiscal Paulista", onde aparece um "engenheiro" dizendo que já economizou o equivalente ao valor do IPVA do ano que vem;

3. Nesta terça feira, na mesma hora que a Vanguarda divulgou o resultado da pesquisa Ibope para S. José dos Campos, se você tivesse entrado no "portal" do IG, teria lido uma matéria contendo as opiniões do Augusto Montenegro, diretor do Ibope, dizendo que o Kassab vai ganhar em SP e que o Serra vai ser eleito Presidente da República em 2010. quatro perguntas: a) Por que ele vem falar nisso agora, faltando apenas 5 dias para a eleição municipal? b) A eleição de SP, capital, não é emblemática em relação à disputa política desse ano e uma eventual vitória de Marta em SP não representaria uma vitória de Lula no "covil dos malfeitores", ou seja, no ninho dos tucanos que mandam de fato no PSDB? c) Uma derrota do PSDB em São José, nada cogitada há poucos meses ou até dias, não seria também emblemática nessa eleição? d) quantos por cento de influência tem, numa eleição apertada, a divulgação de uma pesquisa "taticamente favorável" a um candidato e a opinião de um peso pesado das análises de resultados às vésperas de uma eleição?

4. Enquanto em Taubaté a pesquisa cujos resultados foram divulgados pela TV Vanguarda nesta terça foi realizada nos dias 29 e 30 de setembro, a coleta de dados em São José se deu, conforme a divulgação feita pela TV, entre os dias 27 e 29 de setembro; Por que essa diferença temporal? Teria sido para reduzir a influência do "efeito" da passagem de LULA por São José? Ou para justificar um eventual "erro" da pesquisa, caso o Carlinhos venha a ganhar a eleição, com o instituto justificando que a sua pesquisa foi realizada entre 8 e 6 dias da eleição e o "quadro eleitoral se alterou"?

5. Uma pergunta adicional (não estou afirmando): Os atuais manda-chuvas da Vanguarda estavam na direção da TV Globo quando aconteceu o episódio da Pro-Consult, no Rio de Janeiro e o Brizola denunciou a falcatrua que tinha sido armada contra ele, na década de 80?

Alerto a todos que o Luiz Paulo Costa, político experiente e bom redator, formado na escola stalinista do antigo pecezão, há mais ou menos dois meses escreveu dois artigos no Valeparaibano, como que querendo "vacinar" a sociedade joseense, a preparando para que o medo vencesse a esperança na cidade durante a campanha eleitoral, quando nem a imprensa nem ninguém estava noticiando ou vaticinando qualquer coisa que sugerisse um "clima de terror" durante a disputa!

Também alerto a todos para a (i)responsabilidade do deputado Emanuel Fernandes, pela insistência com Cury e pela escolha de um candidato a Vice Prefeito inexpressivo, como se estivesse preocupado em continuar não tendo sombra para si entre os políticos tucanos da cidade, agora e nos próximos 8 anos. Observem que nem a esposa do Emanuel quis participar do governo atual de Cury e muito menos ser sua candidata a Vice nessa eleição. De que adianta Emanuel se passar por "ventríloco" de Cury agora na campanha, se quem desgraçadamente irá governar a cidade, caso ele vença, será o mesmo Eduardo Cury de sempre?

Essa é a minha opinião, não vou permanecer omisso diante das evidências; nossa cidade não merece nenhum "passa-moleque" eleitoral; que os eleitores escolham com liberdade seus governantes!

Quem quiser pode repassar esse meu e-mail que eu assumo as consequências em relação ao conteúdo do mesmo. Chega de esperteza: VIVA A DEMOCRACIA E A MUDANÇA!

MOACYR PINTO

Nenhum comentário: