quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Caros amigos

Precisamos fazer chegar aos ouvidos do prefeito Eduardo Cury que os artistas e intelectuais de São José dos Campos apóiam a indicação de Cláudio Mendel para a presidência da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Para tanto, estamos programando uma grande manifestação cultural para o próximo dia 6 de dezembro, sábado, a partir das 11h, no pátio da Igreja de São Benedito, ao lado da Praça Afonso Pena.

É importante que todos os fazedores de arte e cultura do município se mobilizem para que o evento seja um grande sucesso, com muita alegria e solidariedade, principalmente dentro da ordem e do respeito à cidadania.

Vamos mostrar para a população e para as autoridades o que somos capazes de fazer com nossas raras habilidades de atores, músicos, poetas, capoeiristas, malabaristas, ilustradores, escultores, dançarinos e mais, portanto, levem seus instrumentos.

Vamos produzir cartazes com frases que expressem nossos sentimentos, como: “queremos fazer arte e cultura”, e outras que podem ser criadas por nossos amigos poetas e transmitidas pela internet.

Divulguem esta proposta. Mandem e-mails, torpedos, liguem para os amigos, convoquem os artistas e o público, para que esta manifestação cultural fique na história da cidade.

Um forte abraço a todos.

Sílvio Ferreira Leite


A seguir, o texto que enviei ao jornal Valeparaibano:


Democracia e Cultura

Sabemos que tradicionalmente a Fundação Cultural entra no rol das secretarias disputadas pelos partidos políticos coligados, como forma de agradecimento e sustentação de acordos. Desta vez, porém, tendo em vista a grande insatisfação gerada pelos rumos da cultura em nosso município, espera-se que essa importante entidade não seja um simples objeto de permuta.

É importante que o prefeito Eduardo Cury saiba que os artistas e intelectuais de São José dos Campos, assim como as lideranças dos vários segmentos artísticos e culturais, apóiam a indicação do diretor teatral e produtor cultural Cláudio Mendel para a presidência da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Um dos idealizadores da Fundação Cassiano, no início da década de 80, Cláudio Mendel sempre esteve diretamente envolvido com o movimento cultural da cidade, o que lhe confere uma ampla visão e lhe dá um conhecimento minucioso dos problemas e das necessidades do setor.

Sendo assim, ao conduzir Cláudio Mendel a esse cargo, o prefeito Eduardo Cury tem em mãos a oportunidade de transferir para os fazedores de arte e cultura a responsabilidade não só de gerir recursos, mas também de produzir aquilo em que acreditam, e pelo qual sempre lutaram.


Sílvio Ferreira Leite
Jornalista e escritor

Nenhum comentário: