quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Uma nova utopia social ?????????

Joca Faria


Manhã de uma manhã de quinta-feira. Neste maravilhoso inverno com cara de inverno. Leio o poema
Um estrondo no nossos ouvidos musicais de Reginaldo Poeta Gomes que para mim seria só Reginaldo Gomes nada de poeta no nome nem a bela Patricia Poeta merecia este sobre nome.
Gosto da poesia de Reginaldo o conheço a anos. Mas de um tempo para cá saquei sua bela poesia. Acho injusto chamarem sua poesia de imã de geladeira isto é uma tremenda insensibilidade. Falta conteúdo a quem o chamou de poeta do baixo clero.
Penso até de lançar poemas para colar na geladeira. Pena que faz tempo que não escrevo um só poema. Será que vou ficar só no livro Retina? Só o amigo tempo dirá?
É uma grande falta de percepção. E pouco entendimento da sensibilidade alheia. Ainda não sacaram o talento de Reginaldo. Sugiro a todos que leiam seu livro mais recente O Encontro Mágico do Pólen.
Estou lendo o livro Cultura Da Convergência de Henry Jenkins na livraria Siciliano. Adoro ler livros nas livrarias recentemente li a biografia de Paulo Coelho. Não virei um grande autor ou produtor mas aprendi muito sobre o mercado editorial e o homem por trás do marketing.
Sobre Cultura da Convergência ontem a noite li o penúltimo capitulo sobre mídia alternativa e politica nos Estados Unidos da América eita nome pomposo.
Lá o empresariado investe em atividades sociais diferentemente mente deste pais de cultura Católica Romana.
Mas a grande sacada que tive ontem. Foi fazer este texto sugerindo uma campanha para a criação do programa de renda básica de Eduardo Suplicy. O governo Lula quer retomar a CPMF com um nome mais pomposo mas porque não distribuir a renda aos brasileiros.
Ontem no Programa do Ratinho vi um caso de um menino que pedia um computador portátil. E sua mãe viuvá vive de venda de chupa chupa que custa cinquenta centavos?
A maioria da população do pais vive com menos de trés salários mínimos enquanto nossas elites retem uma grande parte da receita abusando de suas influencias politicas infelizmente o Partido dos Trabalhadores no poder não atacou estas distorções. O movimento social no Brasil deve ser refundado. Partidos, Igrejas estão infestados de corrupção e favorecimentos políticos.
Estamos sem opção entre Serra e Dilma enfim o mesmo jogo.
Lula tirou sua máscara ao salvar Sarne y. Ele faz o jogo das elites brasileiras o PSDB é pior privatiza tudo e vende as elites internacionais.
A sociedade precisa se reorganizar e criar um movimento social forte e organizado no pais todo e o
universo digital é uma grande ferramenta.
Tentei trazer o debate do renda básica para São José dos Campos mas ainda esta idéia não gerou eco.
Felizmente começam a protestar no sábado pela manhã na cidade. Devíamos criar uma manifestação dentro dos Shopping Centers. Onde a maioria da população circula.
Não somos cegos e nem surdos este pais carece de novos articuladores que não estejam comprometidos com o que já está estabelecido.
E o projeto de renda básica é uma justa bandeira. Chega de só cuidarmos de nossas vidas miseráveis esta na hora pensarmos enquanto coletivo e não indivíduos. Isto está nos deixando doentes e cada vez mais individualistas.
Uma hora destas cairemos num abismo já estamos a seis passos.
Falta nós fé na humanidade e em nós mesmos. Ainda somos crianças. Precisamos voltar a sonhar utopias.


João Carlos Faria

Editora Pasárgada

http://www.mundogaia.com.br/

Nenhum comentário: