quarta-feira, 12 de maio de 2010

Joca Faria






Sem o trabalhado que nos aprisiona – LUA- …quero o trabalho que nós LIBERTE ...- SOL -





São seis horas da manhã lá no Japão assisto a NHK no momento passa um jornal. Um pessoal jogando futebol. Assim é a vida em nossa contemporânea sociedade. Hoje não ouve tempo para ler Guimarães Rosa e seu sertão Mineiro eita Minas Gerais que eu ignorante desconhecia. Não somos tão bons assim? Este sangue ruim corre em minhas veias em tua na de todo mundo. E temos a mania de criticar a classe politica? Ela só nos reflete? Numa das cenas os jagunços mataram um macaco, mas se enganaram eram um homem quando estava nas panelas eles perceberam a burrada. Belo amor de Riobaldo por Diadorin. A narrativa do livro é inovadora sem divisão de capítulos. É um livro altamente poético. As pessoas confundem poesia com versos. A poesia é a alma o sentimento. O poeta é o ser que passa o sentimento. E não o criador de versos. Assisti Je vous salue, Marie de Jean – Luc Godard o diretor é um grande poeta no roteiro e nos enquadramentos ele sempre inova. Me deixou glorificado. Quando fizer cinema quero seguir seus passos. O Brasil hoje tem uma safra de diretores internacionais já consagrados. Mas nosso governo ainda financia um monte de diretores bem ruins. Ando assistindo ao Canal Brasil haja porcarias de ontem e hoje. Ontem insisti num filme que já nem me lembro o nome. Fazia uma meta linguagem mostrando uns cineastas bem toscos. Mas isto faz parte e a diversidade o importante é incentivar as artes. Ai surgem gente muito boa e gente muito ruim. Quero caminhar de muito ruim para muito bom na arte da escrita e do cinema.

Não sei se ainda terei tempo para criar um longa. Mas se os Deuses assim me permitirem o farei.

Que se faça a vontade dos Deuses e não a minha. Pois os Deuses sabem o que nos precisamos.

É muito interessante ouvir a NHK não entendemos nada da língua Japonesa. Mas é uma cultura maravilhosa. A ouço enquanto escrevo. Uma repórter mostra a previsão do tempo. E sigo com este texto. Estava refletindo a ação do terrorista que tentou explodir uma bomba em Nova Yorque é uma grande bobagem. Não adianta fazer estas coisas. Através do mal nunca se chega ao bem. Já ouve tempos que apreciava o terrorismo. Hoje acho uma violência gratuita. Gandy e Lula conseguiram grandes avanços para suas nações sem gerar guerras. O governo Lula marca a nação Brasil o homem saiu do sertão de Pernambuco de família pobre fez um Senai e chegou a presidência e esta finalizando oito anos de um governo marcante. Graças ao seu governo eu um simples cidadão posso fazer uma faculdade e assistir uma TV a cabo e usar internet. E até comprar uma casa pagando uma prestação bem baixa. Só me falta virar um empreendedor. Não tenho vocação para vender minha mão de obra minha liberdade de tempo me é preciosa. Agradeci aos Deuses por poder dormir meu sono da tarde. E quero manter estes pequenos privilégios quero aprender a ganhar dinheiro sem prostituir o mais sagrado para nós humanos e coisa mais cara que nem um dinheiro jamais pagará o tempo. Vi numa palestra uma frase de Mário Quintana O TRABALHO É ÓPIO DO POVO. Adorei Mario merece que eu o leia sabia bem o que falava. Já fui trabalhador a muito tempo atrás. E achava um absurdo ter poucas horas livres. Ai sempre tentei um modo diferente de viver. Mas sempre esbarrei nas dificuldades financeiras ainda fecho esta equação antes de morrer. Que eu morra para poder renascer . A liberdade nos faz pagar um alto preço nossos pares não nos perdoam. Mas sigo em frente sem medo de errar. E não temo a morte a desejo.A chamo clamo por ela. O pior do ser humano é o medo. Por causa dele deixamos de ser o que realmente somos seres livres. A vida é passageira. Sejamos livres somos pássaros livres de gaiolas. Elas as gaiolas são prisões imaginarias. Saímos de dentro da gaiola para libertar o anjo que lá esta preso. Vamos voar ir além da LUA rumo ao nosso Sol que está dento de nós.





João Carlos Faria



Editora Pasárgadas

Nenhum comentário: